top of page
Buscar
  • Foto do escritorLap2d

Cidadania e Pesquisa: Encontros Itinerantes Eleições 2024

Atualizado: 4 de jun.

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, em parceria com o LAP2D/UnB, o projeto "Grupos de Pesquisa", e os Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá, do Espirito Santo e do Ceará, o projeto "Cidadania e Pesquisa: Encontros Itinerantes Eleições 2024". O projeto viabilizou mesas-redondas interdisciplinares com pesquisadores, magistrados e ministras do TSE, e Oficinas Presenciais da Ação Formativa: Rumo às Diretrizes Nacionais de Cidadania das EJEs, realizadas em colaboração acadêmica com nosso Laboratório.


Nos dias 10 e 17 de Maio, respectivamente no Macapá e em Vitória, o Laboratório apresentou o projeto das Diretrizes de Cidadania, contou com pesquisadoras nas exposições com respeito à Educação para a Cidadania e Combate à Desinformação, bem como conduziu Oficinas junto a servidores da Justiça Eleitoral e parceiros convidados, visando a proposição das Diretrizes Nacionais de Cidadania das EJEs. No dia 24 de Maio, em Fortaleza, pesquisadores do LAP2D reapresentaram o projeto, compuseram as mesas-redondas com respeito à Inclusão Política e Diversidade, além de terem coordenado a atividade formativa sobre implementação de ações de cidadania.


A proposta de Diretrizes visa ampliar as capacidades de ações de cidadania da EJE por meio do incentivo à institucionalização de suas práticas, novas parcerias e ações transversais com a sociedade civil, a academia e setores do estado para promover ainda maior inclusão política e eleitoral no país, reconhecendo as demandas por acessibilidade e equidade de gênero, raça, classe e origem.


Confira registros das atividades:

No primeiro evento "Cidadania e Pesquisa", no Amapá, mesa com as professoras Marilda Silveira (EJE/TSE) e Doriana Daroit (LAP2D/UnB) . Macapá, 10/05/2024.

Mesa sobre educação para a cidadania e enfrentamento à desinformação, que contou com a assessora do TSE Sabrina Braga e a professora Daniela Garrossini (UnB). Macapá, 10/05/2024.


Equipe de servidores da Justiça Eleitoral e acadêmicos participantes da Oficina Presencial da "Ação Formativa: Rumo às Diretrizes Nacionais de Cidadania das Escolas Judiciárias Eleitorais". Macapá, 10/05/24.


A Oficina Presencial da Ação Formativa no TRE-ES. Vitória, 17/05/24.


Mesa-redonda sobre combate à desinformação, com a participação da professora Regina Laisner (LAP2D e NEPPs/Unesp), do juiz Renan Sales (TRE-ES) e da vice-diretora da EJE/TSE, Marilda Silveira. Vitória, 17/05/2024.


A professora Regina Laisner (LAP2D e NEPPs/Unesp), a assessora Letícia Priante (EJE/TSE), a professora Fernanda Natasha Bravo Cruz (LAP2D/UnB), a professora Polianna Santos (EJE/TSE), o professor Renato Emerson (UFRJ) e a assessora Caroline Sant'Ana (EJE/TSE), na atividade no TRE-ES. Vitória, 17/05/2024.


Na Conferência sobre Inclusão e Diversidade, em Fortaleza, a Ministra Vera Lúcia Santana Araújo (TSE) e a professora Doriana Daroit (LAP2D/UnB). Fortaleza, 24/05/2024.


O professor Breynner Oliveira (UFOP e LAP2D), a professora Lorena Santos (FACISA e UnB) e a professora Luma Andrade (Unilab), em mesa-redonda no TRE-CE. Fortaleza, 24/05/2024.


As professoras Fernanda Natasha Bravo Cruz (LAP2D/UnB) e Polianna Santos, assessora-chefe da EJE/TSE, durante a apresentação do projeto Diretrizes de Cidadania. Fortaleza, 24/05/2024.


Um dos grupos de trabalho com servidores da Justiça Eleitoral e parceiros convidados, sobre implementação de ações de cidadania. Fortaleza, 24/05/2024.


14 visualizações0 comentário

留言


bottom of page