top of page
Buscar
  • Foto do escritorLap2d

Inteligência cooperativa e ação pública transversal: parcerias acadêmicas e comunitárias

O projeto da Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps), realizado pela Universidade de Brasília e a Fiocruz, possui plano de trabalho articulado entre o Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático (LAP2D - UnB) e o Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade (Fiocruz-Brasília).


Nosso laboratório tem colaborado com a pesquisa interinstitucional que, em sua primeira fase, reconhece os problemas complexos da maior favela brasileira, o Sol Nascente e Pôr-do-Sol (DF). O LAP2D participou da formação de ativistas comunitários, conduzindo a disciplina "Ação Pública Transversal e Partipativa" como parte do Curso Livre de Formação de Pesquisadores Populares, liderado pela Fiocruz-Brasília também em parceria com o Instituto de Pesquisa Estatística do Distrito Federal (IPEDF).

A formação é um dos eixos da pesquisa-ação em andamento, que visa colaborar para o estabelecimento processos mais efetivos de ação pública para responder às demandas urgentes da população local, contribuindo com o desenvolvimento saudável e sustentável do território.


Nos registros fotográficos, constam visitas a alguns dos grupos da sociedade civil que participaram do processo de pesquisa: a Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, a FEHSOLNA, a Casa da Natureza e o Movimento Trabalhadores por Direitos.


Os encontros sobre "Ação Pública Transversal e Participativa" estabeleceram processos formativos reflexivos e atividades coletivas propositivas, e ocorreram entre meses de maio e julho de 2023, na sede do projeto Jovens de Expressão, na Ceilândia (DF).






---

Siga acompanhando nossas novidades! https://www.facebook.com/lap2d

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page