Buscar
  • Lap2d

LAP2D em ação no Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas de 2021

Mesa-redonda, sessão temática e lançamento de livro foram as iniciativas do LAP2D no ENEPCP, que está em sua quarta edição e é organizado pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.


Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático: (re)construção das relações Estado-sociedade foi o tema da mesa-redonda coordenada pela professora Doriana Daroit (UnB), que contou com os professores Maurício Fronzaglia (Mackenzie e FGV), Breynner Oliveira (UFOP), Zilma Borges (FGV) e Regina Laisner (Unesp), como expositores. Considerando a abordagem da ação pública, Maurício apresentou discussão com respeito aos referenciais da ação pública e as características presentes no Brasil. Por sua vez, Breynner discutiu a presença de redes complexas de atores na implementação da ação pública. Já Zilma Borges expôs sobre a necessidade de atenção às estratégias entre níveis de arranjos multiatoriais. Por fim, Regina alertou para a consideração das interseccionalidades para o reconhecimento das diferenças e a justa realização das ações públicas. Doriana problematizou as apresentações, conduzindo profícuo debate. A mesa-redonda já está disponível no YouTube e no link de vídeos do site do Lap2d.


A Sessão Temática Ação Pública em Construção: Processos e Novos Aportes foi coordenada pelas professoras Zilma Borges (FGV), Fernanda Natasha Bravo Cruz (UnB) e pelos professores Cleber Bosetti (UFSC) e Mario Vasconcellos (UFPA e Unama). Com nove trabalhos de excelência apresentados entre 01 e 03 de setembro, a Sessão Temática permitiu o reconhecimento de pesquisas aplicadas com respeito às dinâmicas de ação pública eminentemente locais, considerando trabalhos voltados a municípios, localidades e iniciativas em São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, bem como no Distrito Federal, além de estudo de revisão de literatura com respeito à gestão social. As pesquisas enfatizam processos de ação pública que articulam sociedade e instituições de modo heterodoxo, com potencial de democratização das relações socioestatais. Os artigos completos serão publicados nos Anais do IV ENEPCP, que em breve estarão disponíveis no website da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.


A professora Fernanda Natasha Bravo Cruz (UnB) participou das Rodas de Conversa de Lançamento de Livros do Campo de Públicas e apresentou sua obra "Desenvolvimento Democrático em Tempos Incertos: os desafios e os instrumentos da ação pública transversal e participativa", da Editora UnB. No livro, ela investiga as lógicas e dinâmicas de instrumentação de ações públicas transversais, bem como seus efeitos, considerando os conselhos nacionais de políticas públicas de Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos, e as iniciativas do Fórum Interconselhos, durante contexto de crise da democracia representativa brasileira. O livro está disponível no website da Ed. UnB e a Roda de Conversa está no YouTube da ANEPCP.


Desta vez, o ENEPCP se deu em formato online, de modo a respeitar precauções necessárias devido à pandemia de Covid19. O evento foi sediado virtualmente pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e contou com aproximadamente seiscentos inscritos e mais de 1400 participantes em suas atividades abertas.

17 visualizações0 comentário