The policy implications of the Green Backlash & The politics of eco-social policies: Reunião ampliada do LAP2D / UnB
- Lap2d

- 28 de nov.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de nov.
A UnB receberá no dia 02 de dezembro, às 17h, pesquisadores da Sciences - Po para discutir a instrumentação da ação pública ambiental, partilhando estudos inéditos. A atividade acontecerá na reunião ampliada do LAP2D, na Sala de Reuniões da FACE.

Charlotte Halpern, expositora convidada, é professora e pesquisadora do Centro de Estudos Europeus e Política Comparada, SciencesPo - Paris. Apresentará e discutirá seu working paper The policy implications of the Green Backlash, redigido em coautoria com Matteo Mandelli.
Sobre o estudo: Após ganhar um impulso sem precedentes no final da década de 2010, a transição verde enfrenta agora uma crescente polarização e contestação em diferentes regiões. Esse fenômeno tem sido conceituado como green backlash. Apesar de sua relevância atual, essa noção permanece conceitualmente vaga e empiricamente pouco explorada. Isso se verifica particularmente no que diz respeito às suas implicações políticas ou à avaliação de sua relevância para a análise do desenvolvimento de políticas. Nesse contexto, esta apresentação busca três objetivos principais. Primeiro, oferece uma revisão da literatura emergente sobre green backlash, identificando tendências-chave, bem como lacunas existentes. Segundo, com base nessa revisão da literatura, propõe uma estrutura analítica original e uma lista de questões de pesquisa em aberto cruciais para orientar o estudo das implicações políticas. Terceiro, considerando diferentes questões políticas, apresentará uma agenda de pesquisa comparativa para questionar a relevância dessa noção em diferentes contextos regionais e estimular uma conversa com o público. Este trabalho é financiado pelo projeto Open Society Hub for Politics of the Anthropocene (OHPA).
Matteo Mandelli, pesquisador do CEE - Sciences Po também apresentará e discutirá seu working paper The politics of eco-social policies: Insights from Europe.
Sobre o Estudo: A pesquisa explora as políticas ecossociais (ou socioecológicas), um tipo distinto de política pública que busca integrar o bem-estar social e os objetivos ambientais. Essas políticas visam abordar os novos riscos sociais associados à crise ecológica e à transição verde, oferecendo soluções potenciais. Embora ainda em fase inicial, as políticas ecossociais estão gradualmente ganhando força na União Europeia e em alguns de seus Estados-Membros, particularmente como parte de uma estratégia de “transição justa” que acompanha o Pacto Ecológico Europeu. Seu desenvolvimento está intimamente ligado à evolução das instituições do Estado de bem-estar social e ao surgimento de novas dinâmicas políticas, incluindo alianças e tensões entre partidos políticos e grupos de interesse. O seminário está estruturado em três partes. A primeira parte se concentrará na definição e categorização das políticas ecossociais com base na literatura acadêmica relevante. A segunda examinará exemplos atuais de tais políticas que apoiam uma transição justa tanto em nível da UE quanto em nível nacional na Europa. A seção final aprofundará os fatores políticos e institucionais que moldam o desenvolvimento e a implementação das políticas ecossociais. O seminário, que se baseia no trabalho realizado no âmbito do projeto Open Society Hub for Politics of the Anthropocene (OHPA), visa abrir um espaço para discutir a relevância do conceito de política ecossocial no contexto sul-americano e, especificamente, no Brasil.
Saiba mais sobre os expositores convidados:

Charlotte Halpern é doutora em ciência política e pesquisadora sênior da Fondation Nationale des Sciences Politiques (FNSP) com vínculo permanente no Sciences Po, Centro de Estudos Europeus e Política Comparada (CEE), CNRS, França. Ela possui vasta experiência em ensino e pesquisa sobre reestruturação do Estado, governança climática comparada e seleção de instrumentos políticos. Sua pesquisa atual concentra-se na política e nas políticas públicas de transições ecológicas, com foco em mobilidade sustentável e mensuração de carbono. Ela é codiretora do grupo de pesquisa em política ambiental LIEPP (Laboratório para Avaliação Interdisciplinar de Políticas Públicas) e do programa de mestrado executivo do Sciences Po em “Governança Regional e Desenvolvimento Urbano”. É membro do comitê executivo da International Public Policy Association (IPPA).

Matteo Mandelli é pesquisador de pós-doutorado no Centro de Estudos Europeus e Política Comparada do Sciences Po, em Paris, no âmbito do projeto OHPA. É doutor em Ciência Política pela Universidade de Milão. Ao longo dos anos, colaborou com diversos projetos de pesquisa acadêmica internacional, bem como com renomados think tanks como a Green European Foundation, o Instituto Sindical Europeu e o Observatório Social Europeu, onde atualmente é pesquisador associado. Foi também pesquisador visitante na Universidade de Maynooth e na Universidade Autônoma de Barcelona. É cofundador e membro do conselho da Rede de Bem-Estar Sustentável e Políticas Ecosociais. Seu principal interesse de pesquisa é a política das políticas ecosociais para uma transição justa na Europa.
Participe conosco!




Comentários