top of page
Buscar
  • Foto do escritorLap2d

27/10 - 9a Roda de Conversa: Diálogos entre a ação pública e a dimensão internacional

Olá gente querida!


Nosso Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático (LAP2D) convida para sua 9a Roda de Conversa, que acontecerá na terça-feira, dia 27 de outubro, das 17h às 19h, por meio do link meet.google.com/xtu-udth-ovv.


Do ponto de vista da ação pública e sua análise cada vez mais refinada cabe observar-se atores e temas internacionais, cada vez mais interconectados com a expressão de inovação democrática da gestão pública em nível nacional. Interconexão bastante complexa e controversa que: se apresenta como uma agenda ousada e avançada em termos de democracia, com algumas brechas importantes em termos de desenvolvimento e construção de alternativas, mas ao mesmo tempo, se submete à lógica mais perniciosa do controle e submissão; convive com as inovações sociais que rompem com a ideia de Estado-nação, dando destaque às dimensões plurinacionais e multiculturais trazidas pelas abordagens decoloniais, ao lado de propostas vinculadas ao modelo hegemônico de desenvolvimento centrado no mercado; avança a conquista da cidadania, desde uma perspectiva supranacional, mas que concorre, lado a lado, com modelos restritivos de um modelo nacional; ora, se faz na direção de trilhas de maior independência, ora perfaz caminhos de maior subserviência; entre tantos aspectos os mais controversos acerca desta temática. Estes são alguns dos temas que queremos trazer para a 9ª Roda do LAP2D sobre o tema "Diálogos entre a ação pública e a dimensão internacional".




Contaremos com a participação dos convidados:


Regina Claudia Laisner - Professora no curso de Relações Internacionais, no Programa de Pós Graduação em Direito, na linha Direito, Sociedade e Políticas Públicas e coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPs) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.


Gustavo Costa de Souza - Professor da UFLA no bacharelado de Administração Pública e nos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Administração Pública (PPGAP) e Educação Científica e Ambiental (PPGECA). É pesquisador do Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFLA) e do Grupo de Pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social (UnB) e Diretor Financeiro da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - ANEPCP.


Danilo Arnaut - Pós-doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPs) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no grupo de pesquisa BIOTEC - Direito, Biotecnologia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, assim como no Grupo de Pesquisa em Migração e Direito Internacional do Trabalho (GEMDIT), da Faculdade de Direito da USP (FD-USP).


Link para o debate: meet.google.com/xtu-udth-ovv .

18 visualizações0 comentário
bottom of page