top of page
Buscar
  • Foto do escritorLap2d

LAP2D no III Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas

Atualizado: 4 de set. de 2019

Entre 27 e 30 de Agosto, Natal/RN recebeu o III Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP). Na ocasião desse importante evento, o Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático (LAP2D) realizou o seu I Workshop sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático. O Laboratório teve participação ativa também em Mesa Redonda e nas Sessões Temáticas do Encontro.


Em 28 e 29 de agosto, membros do LAP2D debateram e apresentaram trabalhos nas seguintes Sessões Temáticas do ENEPCP: "Instrumentos de Gestão Pública", "Estado e Democracia: representação, participação e controle social na gestão pública", "Avaliação de Políticas Públicas" e "Esferas Públicas não-governamentais". Os trabalhos apresentados em Sessões Temáticas farão parte dos Anais do III Encontro e também serão divulgados por meio desta Plataforma.

Mesa Redonda "Desafios da Ação Pública Transversal para o Desenvolvimento Democrático", na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o III ENEPCP.

No dia 29 de agosto o LAP2D promoveu, sob a coordenação de Zilma Borges (FGV), a mesa redonda Desafios da Ação Pública Transversal para o Desenvolvimento Democrático, com falas de Doriana Daroit (UnB), Edgilson Tavares (UFBA), Fernanda Cruz (UnB) e Regina Laisner (Unesp). A mesa destacou a mobilização das noções de transversalidade e ação pública para o contexto brasileiro, considerando experiências de avaliação, de participação política, de cuidado e ainda a produção de um marco analítico para dinâmicas de ação pública transversal.

Encerramento do I Workshop do LAP2D

No dia 30 de agosto, as atividades se desdobraram em oportuno momento reflexivo. O I Workshop do LAP2D correspondeu ao reconhecimento de pesquisadores e parceiros do Laboratório, com desenho de projetos coletivos, contando com participantes engajados nos temas da ação pública democrática. Estiveram presentes: Zilma Borges e Peter Spink, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Regina Laisner, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Iris Silva, Renan Damacena, Luiz Fernando Macedo Bessa, Fernanda Natasha Bravo Cruz e Doriana Daroit, da Universidade de Brasília (UnB).


Participantes do I Workshop do LAP2D via webconference, desde Montreal e Barcelona.

O Workshop sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático permitiu também o fortalecimento de articulações nacionais e internacionais, por meio de webconferência. Participaram virtualmente os professores Gustavo Costa de Souza, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, atualmente, pesquisador da Université du Quebec à Montreal (UQAM), Carolina Muñoz, da Universidade Autónoma de Barcelona (UaB) e Pernelle Smits, da Université Laval e Enap-Québec.



Regina, Zilma, Doriana e Fernanda, fundadoras do Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático - LAP2D, durante a abertura do III ENEPCP.

O ENEPCP é organizado pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), acontece a cada dois anos e esteve em sua terceira edição. O Encontro reforça a constituição de um Campo de Públicas enquanto campo científico, produtor de conhecimentos relevantes voltados à construção democrática para a gestão pública e as políticas públicas.




55 visualizações0 comentário
bottom of page